COMO ESCOLHER A PRIMEIRA GUITARRA ?

Tarefa difícil, essa... mas tentarei ajudá-los com ótimas dicas sobre o assunto.

Bom, primeiro temos de ter em mente um valor limite que podemos gastar, lembrando que apenas a guitarra não basta, temos de pensar num valor total, para o instrumento, o amplificador e os demais itens necessários para iniciarmos os estudos musicais na guitarra.
Podem ver mais informações neste artigo sobre o que comprar além da guitarra.

Após definir um orçamento limite, podemos nos atentar para qual o nosso gênero musical preferido, ou seja, o que realmente queremos tocar na guitarra, pois cada marca de guitarra produz diversos modelos diferentes, e cada modelo tem um som característico.
Vou citar os modelos mais comuns e falar um pouco sobre cada um deles.

Guitarra modelo Stratocaster (ou Strato) – Corpo sólido e fino, captação tradicionalmente silgle, ponte móvel e braço parafusado.

Guitarra modelo Telecaster (ou Tele) – Corpo sólido e fino, captação tradicionalmente single, ponte fixa e braço parafusado.

Guitarra modelo Les Paul – Corpo sólido e espesso, captação tradicionalmente humbucker, ponte fixa e braço colado.

Guitarra modelo SG – Corpo sólido e fino, captação tradicionalmente humbucker, ponte fixa e braço colado.

Todos os itens mencionados na descrição de cada modelo, influem diretamente no som ou timbre da guitarra. Mas de que forma?

O corpo da guitarra é a parte que concentra mais madeira, desta forma, quando o corpo é sólido e fino, o timbre da guitarra tende a ser mais “magro” (médio-agudo), quando sólido e espesso, tende a ser mais “gordo” (médio-grave).
Existem ainda os modelos de guitarra semi-acústicas, de corpo oco, os quais não vou abordar neste artigo.

A captação da guitarra é o dispositivo que capta a vibração das cordas através de magnetismo, manda o sinal elétrico ao amplificador, que por sua vez, transforma em sinal acústico. Ela está envolvida com o timbre do instrumento, pois existem vários modelos de captadores no mercado e cada modelo tem um sinal de saída diferenciado. São dois tipos básicos de captadores, os single coil (de uma bobina) e os humbucker (de duas bobinas).
Os humbucker tem maior sinal de saída e por isso são usados para obter um som mais “cheio”, usado tanto no jazz e no blues, como no rock.
Os single coil tem um sinal de saída mais fraco, mas isso não é um defeito e sim uma característica.

A ponte da guitarra não influi diretamente no som, mas sim nos recursos técnicos na hora de tocar.
Uma ponte móvel possibilita oscilar entre notas vizinhas mais graves as que estivermos tocando, apenas com o movimento da ponte através de uma alavanca. Já uma ponte fixa, não.
Existe ainda um modelo de ponte flutuante, que possibilita oscilar não só entre notas mais graves, mas também entre notas mais agudas as que estivermos tocando.

Muita informação pra você?
Não se preocupe, com o tempo você começa a perceber de ouvido essas diferenças.

Mas resumindo, se eu só te confundi até aqui, valem duas dicas mais diretas...

1ª – Repare no modelo de guitarra mais usado por seu guitarrista favorito;

2ª – Ou se você é bem eclético, siga a dica da maioria dos professores de guitarra (minha inclusive), procure por uma guitarra mais versátil em relação a timbres, compre uma guitarra modelo stratocaster (strato).

INFORMAÇÕES