COMO ESCOLHER O PRIMEIRO VIOLÃO ?

Bom, essa é uma pergunta cuja resposta envolve diversos fatores. Tentarei ser o mais breve em cada um deles sem citar marcas e modelos específicos, afinal não recebo jabá de nenhum fabricante ou loja para isso.

1º Valor do investimento
Estipular um valor ao seu investimento logo no início evita gastos desnecessários e/ou surpresas na hora de pagar. Leve em conta que o violão não é tudo o que você precisa comprar para iniciar seus estudos. Vale ler outro artigo sobre o que comprar além do violão.

2º Conforto
Este item envolve alguns pontos, como por exemplo a idade e tamanho do aluno, se criança até 8 anos, vale optarmos por um violão tamanho infantil, o qual encontramos com facilidade nas lojas hoje em dia, inclusive em diferentes escalas (Picollo ¼, ½ ou ¾). Mesmo os violões para adultos tem diferentes tamanhos, geralmente identificados por números pelos fabricantes.
Este ponto visa atender ao aluno quanto as suas limitações físicas e proporcionar conforto na hora de praticar os exercícios e músicas ao violão.
Deve-se atentar para o braço de apoio (braço direito do destro), o qual deve ficar apoiado sobre a lateral do corpo do violão mantendo o cotovelo abaixo da linha do ombro. Pois do contrário, se o corpo do violão for muito grande para o seu porte físico, seu braço ficará muito alto quando apoiado sobre o violão, podendo gerar fadiga muscular e/ou dormência no braço. O que limitará seus estudos a pouco tempo de treino diário.
Fora isso, devemos atentar para a mão da digitação (mão esquerda do destro). Neste caso, levamos em conta se sua mão é muito pequena para executar acordes em determinados tamanhos braços de violões. Alguns são muito largos e grossos, outros mais estreitos e finos. Uma boa escolha neste momento pode lhe dar mais facilidade em aprender a tocar violão.

3º Tipo de violão
Existem diversos tipos de violões, dos quais os mais comuns são Clássico, Seresteiro e Folk.
Para uma boa escolha, deve-se levar em consideração o seu estilo musical predileto.
O violão clássico é geralmente usado para música clássica e MPB em geral (samba, choro, bossa-nova).
O violão seresteiro é mais usado para músicas românticas, baladas, etc.
Já o violão folk é muito usado para folk music, country, blues e rock.
Suas aplicações são apenas uma idéia de qual tipo soa melhor em determinado estilo musical, mas nada impede de você optar por um violão clássico de início e tocar blues ou rock.

4º Acústico ou eletroacústico
O violão acústico é aquele que tem apenas o som do próprio violão, gerado pelo corpo do mesmo.
Já o violão eletro-acústico é aquele que além do som do próprio violão, dispõe da opção de ligarmos à uma caixa amplificada, tendo um som mais alto proporcional a potência desta caixa.
Como este artigo trata da escolha do primeiro violão, podemos nos concentrar em escolher um bom violão para estudos, apenas. Ou seja, um violão acústico. Mas se no primeiro item deste artigo (valor do investimento) você estipulou um valor consideravelmente alto, vale pensar na opção de um violão eletro-acústico e futuramente comprar uma caixa amplificada. Desta forma você terá equipamento suficiente para animar as festas de médio porte de seus amigos.

5º Cordas de aço ou nylon
Este ponto está bastante atrelado ao terceiro (tipo de violão), pois o violão clássico possui cordas de nylon, já o seresteiro e o folk possuem cordas de aço.
É comum as pessoas associarem violões de cordas de nylon à alunos iniciantes e cordas de aço à alunos mais avançados, mas como vimos, este fator está relacionado ao timbre (ou som) do violão, portanto relacionado ao estilo musical ao qual será aplicado.
Fato é que as cordas de nylon são mais maleáveis, proporcionando maior conforto ao tocar, enquanto as cordas de aço são muito rígidas e exigem mais força ao apertá-las. Isto pode ser visto como um obstáculo no aprendizado do aluno iniciante.
Também é comum muitas pessoas substituírem as cordas de nylon do violão clássico por cordas de aço. Isso é totalmente desaconselhável, pois o violão clássico não tem estrutura, nem foi feito para suportar estas cordas, que exercem mais tensão sobre o braço do violão, podendo empenar a madeira.

Conclusão
É muito importante atentarmos para cada característica citada acima, para não erramos na escolha, prejudicando o aprendizado.

Dica
Quando as pessoas procuram por minhas aulas, eu costumo sugerir que comprem o violão após uma primeira aula, pois aproveito este primeiro contato com os alunos para esclarecer todas essas informações.

INFORMAÇÕES