COMO ORGANIZAR OS ESTUDOS DE VIOLÃO ?

Este artigo foi baseado numa super dica de meu primeiro professor de música, que eu acabo passando para todos os meus alunos.

A idéia inicial é montar um cantinho do violão. Este cantinho deve ser realmente um canto de seu quarto ou sala, onde não haja fluxo freqüente de pessoas e/ou animais, para que estas não esbarrem no seu violão.

Este canto deve ter o violão (obviamente) sobre o tripé, a estante de partitura com a pasta de estudos aberta na matéria das últimas aulas. Além disso, uma cadeira sem braços ou um banquinho confortável.

O objetivo maior é de que se tenha este cantinho sempre montado e a sua disposição, para que sempre que possível, passe por ali para praticar um pouco.

Costumo sugerir aos meus alunos ao menos 30 minutos de estudos diários. Sendo que este tempo pode ser dividido (um pouco de manhã, outro pouco de noite, por exemplo) para que se crie uma rotina freqüente e se consiga bons resultados em poucos meses.

Mas imagine que se para estudar 15 minutos pela manhã, por exemplo, você tivesse de tirar o violão da capa, procurar na pasta a matéria da última aula, montar a estante de partitura, apoiar a pasta, pegar uma cadeira e enfim... estudar.
Facilmente nisso você já teria gasto ao menos 5 minutos, se pensar que pode gastar até 5 minutos mais para guardar tudo no lugar, dos 15 minutos de estudo lhe restariam apenas 5 para praticar.

Aproveito para acrescentar uma outra super dica de estudos extraída do livro “Tocando com concentração e emoção “ da autora “Marcia Kazue Kodama“, onde ela nos apresenta o fato em que durante os estudos temos momentos de dispersão, seja com algum assunto do dia, como por exemplo estarmos estudando e nos lembrarmos de que temos uma conta para pagar, uma ligação para fazer, um e-mail para mandar, enfim. E nos aconselha a concentrarmos única e exclusivamente aos estudos, mantendo uma agenda ou caderno ao nosso lado e sempre que nos lembrarmos de algo que temos de fazer, anotarmos e voltarmos a nos concentrar nos estudos para, ao término do treino, recordarmos o que precisamos fazer durante o dia.

Por fim uma dica minha para que tenham cuidado com os vilões do estudo, como televisão, computador, celular, tablet, etc. A maioria destes aparelhos vive ligado o dia inteiro, tomando nossa atenção a cada sinal sonoro de mensagem recebida ou post de redes sociais, enfim, tudo isso atrapalha nossa concentração nos estudos e conseqüentemente nossa produtividade.

INFORMAÇÕES